Golpe do WhatsApp
Olá, tudo bem com você?
Primeiro, com o golpe do WhatsApp o maior perigo está no vazamento de informações pessoais ou em riscos de invasão de plataformas protegidas por senha. A melhor forma de evitar transtornos é utilizar a autenticação de dois fatores nos mecanismos de login quando disponíveis. Evitar compartilhar senhas pelo aplicativo. E, sempre que alguém solicitar dinheiro pelo aplicativo para você, é prudente ligar para pessoa ou pedir que ela mande um áudio e confirmar se aquele pedido é, de fato, legítimo.
Agora se você foi vítima deve seguir os seguintes passos:
- a) realizar o boletim de ocorrência em uma delegacia ou online, isso vale para você que passou o dinheiro e para a pessoa que teve a conta invadida;
- b) de forma urgente ligue no banco para qual o dinheiro foi enviado e passe todas as informações de que foi vítima de um golpe pela pessoa titular daquela conta, peça uma análise apura e bloqueio de valores que ali estiver;
- c) pegue todos os protocolos de atendimento;
- d) ligue no seu banco e peça para falar no setor de fraude, solicite uma carta endereçada ao banco de destino pedido a solicitação do estorno do dinheiro transferido;
- e) abra uma reclamação no PROCON DO SEU ESTADO, RECLAMEAQUI E PROTESTE;
- f) Se não obtiver retorno do Banco ou em caso de retorno negativo, faça uma reclamação no banco Central.
Seguem os links para reclamações:
Banco Central: https://www3.bcb.gov.br/acompanhamento/#/login/consultar
Procon: https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login
Proteste: https://www.proteste.org.br/reclame
Atenção: Tudo isso deve ser feito com a maior brevidade possível e serve também para gerar protocolos, pois muitas vezes o ressarcimento só é possível com ação judicial. Se precisar de ajuda, estamos à disposição (11) 9.8472.7199
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