13 de julho de 2021 Em Artigos, Vídeos

Golpe do boleto falso

Olá, tudo bem com você?

 

Como evitar o golpe do boleto falso.

  leia atentamente todos os campos do boleto antes de pagá-lo;

  tenha um antivírus em seu computador e celular;

  não se conecte em redes de Wi-Fi desconhecidas;

  baixe boletos direto do site do banco ou da empresa e desconfie de boletos enviados por e-mail;

  desconfie também de boletos entregues por correspondência, em datas e formatações fora do comum;

  sempre que possível, solicite somente arquivos de boletos em PDF, pois é muito mais difícil de ser adulterado;

  confira os dados do beneficiário;

  no momento do pagamento, observe o nome que aparecerá como beneficiário na tela do caixa eletrônico ou do celular e confira com o nome do boleto. Em caso de nomes distintos, não efetue o pagamento; e

  na dúvida, observe os campos do código de barras do boleto e confira se corresponde aos dados da sua compra e da loja escolhida.

O que fazer quando paga um boleto fraudado?

Se você caiu no golpe do boleto falso, o primeiro passo é tirar cópias do boleto e também do comprovante de pagamento (seja de caixa eletrônico, internet ou celular) e ir com os papéis e documentos registrar um boletim de ocorrência.

Logo após, procure a loja onde a compra ocorreu e o banco fornecedor do boleto de cobrança.

O Código de Defesa do Consumidor exige que a prestadora de serviços forneça todas as informações e demais dados necessários para o consumidor que foi vítima de um boleto fraudado, independentemente da culpa ser da loja ou do banco.

A loja e o banco são os únicos que têm acesso aos dados do consumidor, por isso tornam-se os responsáveis por arcar com os prejuízos da falsificação.

De quem é a responsabilidade do boleto fraudado?

O dever do vendedor, previsto no Código de Defesa do Consumidor, é proporcionar um ambiente de segurança e confiança para consumo, fornecendo nas suas dependências, seja em loja online ou física, a garantia de aquisição de bens ou serviços.

Neste caso, existem dois possíveis responsáveis pelo golpe do boleto. Por isso, quando for acionar o Poder Judiciário, é importante analisar a situação com muito cuidado.

Nos casos em que um boleto online não é emitido através do sistema de banco, o banco não poderá ser responsabilizado pela fraude, pois ela não aconteceu dentro do seu ambiente de controle. Aqui, o responsável pelo ressarcimento é a loja.

Quando uma compra for realizada em uma loja em que o boleto falso foi emitido por um banco, ele deverá responder pelos danos gerados, fazendo o ressarcimento do valor.

Ou seja, a fraude em boleto bancário é responsabilidade da instituição financeira que teve falha em sua segurança, permitindo a adulteração.

No boleto fraudado, a jurisprudência deve seguir o § 3º, do art. 14, do Código de Defesa do Consumidor, que fala que o fornecedor do produto só deixa de ser o responsável pela fraude quando prestou um serviço e não existem defeitos ou quando a culpa foi totalmente do consumidor ou de terceiros envolvidos.

 

Agora se você foi vítima deve seguir os seguintes passos:

  1. a) realizar o boletim de ocorrência em uma delegacia ou online, isso vale para você que passou o dinheiro e para a pessoa que teve a conta invadida;
  2. b) de forma urgente ligue no banco para qual o dinheiro foi enviado e passe todas as informações de que foi vítima de um golpe pela pessoa titular daquela conta, peça uma análise apura e bloqueio de valores que ali estiver;
  3. c) pegue todos os protocolos de atendimento;
  4. d) ligue no seu banco e peça para falar no setor de fraude, solicite uma carta endereçada ao banco de destino pedido a solicitação do estorno do dinheiro transferido;
  5. e) abra uma reclamação no PROCON DO SEU ESTADO, RECLAMEAQUI E PROTESTE;
  6. f) Se não obtiver retorno do Banco ou em caso de retorno negativo, faça uma reclamação no banco Central.

 

Seguem os links para reclamações:

 

Banco Central: https://www3.bcb.gov.br/acompanhamento/#/login/consultar

Procon: https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login

ReclameAqui: https://auth.reclameaqui.com.br/auth/realms/reclameaqui/protocol/openid-connect/auth?client_id=sitepublico&redirect_uri=https%3A%2F%2Fwww.reclameaqui.com.br%2F&state=31cf8961-6fb0-4ffc-8e9e-fe38d3fa8265&response_mode=fragment&response_type=code&scope=openid&nonce=fd8802ce-8a03-4fca-a877-4d9ffc776b3e

Proteste: https://www.proteste.org.br/reclame

 

Atenção: Tudo isso deve ser feito com a maior brevidade possível e serve também para gerar protocolos, pois muitas vezes o ressarcimento só é possível com ação judicial. Se precisar de ajuda, estamos à disposição (11) 9.8472.7199

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