9 de agosto de 2021 Em Artigos, Sem categoria

Alguns tipos de golpes que ocorrem na internet e cuidados a serem tomados.

Alguns tipos de golpes que ocorrem na internet e cuidados a serem tomados.

Obs: Estar atento e pesquisar bastante antes de adquirir algo pela web. Comprar por sites conhecidos e bem avaliados. Pesquisar também em sites de reclamação de serviços na web. Procurar acessar sites diretamente e não através de ofertas vindas por e-mail, exceto aqueles referentes a sites em que houve um cadastro prévio e que o usuário já tenha confiança.

 

Falsos e-mails de instituições financeiras: Certamente em sua caixa de entrada já deve ter caído um e-mail do banco X falando sobre atualizações de dados. Está sem dúvida é a pior cretinice que um spammer pode fazer. Bancos jamais vão fazer atualização de dados enviando um e-mail ou pedindo por telefone. Estes correios eletrônicos, devem ser imediatamente removidos de sua conta, assim seu provedor entende que você não gosta de receber estes e-mails e futuramente joga-os diretamente na caixa de spam, evitando assim esta bizarrice.

Oportunidades de emprego falsas: Assim como os golpes econômicos estão os golpes que prometem emprego online, com vagas de trabalho a partir de casa. No golpe de trabalhar em casa, as vítimas são atraídas por conta de uma variedade de oportunidades. Esses sites podem ser tão convincentes que as vítimas frequentemente são levadas a descontar cheques e ordens de pagamento enviados pelo correio, para depois reenviar uma parte do dinheiro por meio de seus cheques pessoais, dinheiro e ordens de pagamento para uma terceira parte, agindo como laranjas. As vítimas são levadas a fornecer ao fraudador suas informações pessoais, com a promessa de salários-hora acima da média ou do pagamento de centenas de dólares por semana. Para algumas vítimas, o golpista chega a prometer o envio do hardware e do software necessários para efetuar o “trabalho”.

Furto de identidade: Furto de identidade é o ato pelo qual uma pessoa tenta se passar por outra com o objetivo de obter vantagens indevidas. Alguns destes casos podem ser tipificados como falsa identidade, assim sendo considerados crimes. No seu dia a dia, sua identidade pode ser furtada caso, por exemplo, alguém abra uma empresa ou uma conta bancária usando seu nome e seus documentos. Na Internet isto também pode ocorrer, caso alguém crie um perfil em seu nome em uma rede social, acesse sua conta de e-mail e envie mensagens se passando por você ou falsifique os campos de e-mail, fazendo parecer que ele foi enviado por você. Quanto mais informações você disponibiliza sobre a sua vida e rotina, mais fácil se torna para um golpista furtar a sua identidade, pois mais dados ele tem disponíveis e mais convincente ele pode ser.

Phishing: Em computação, phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sigilosas, tais como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea. Na prática do Phishing surgem artimanhas cada vez mais sofisticadas para “pescar” (do inglês fish) as informações sigilosas dos usuários. Outras formas de phishing são os sites que duplicam o site original se passando por este, assim que a pessoa faz o login, as informações são guardadas no banco de dados e direcionado para o site original, na primeira vista você sequer reconheceu o que aconteceu, como depois de redirecionado pensa que esta no site original faz o login novamente, mas os hackers já estão com suas informações guardadas. Portanto, tome cuidado em sempre ver se a URL onde estão fazendo a identificação de usuário seja a URL válida que sempre acessa, lembre-se também de que sites de instituições financeiras sempre usam SSL, o famoso cadeado nos navegadores, geralmente identificados pela cor verde. Lembro-me bem quando o Orkut pairava sobre nós, que existiam muitos sites que se passavam pelo Orkut para roubar a senha dos usuários. Muitas pessoas caíram neste golpe.

Romances pela internet: Você sabe o que é um romance scammer? É mais uma das muitas armadilhas que proliferaram nas redes sociais. Nessa modalidade de crime digital, golpistas criam falsos perfis no Facebook para seduzir mentes e corações de mulheres com o intuito de lhes arrancar boas quantias de dinheiro. Muitas internautas que morderam o “anzol” scammer acumulam decepções, traumas e, em alguns casos consumados, prejuízos financeiros. Existem até casos de suicídio. Para combater a prática, na web até já existem grupos organizados de “caça-scammers”. Militares condecorados, advogados de prestígio e engenheiros bem-sucedidos em viagem pelo exterior, especialmente na Europa.

Golpes usando PIX: A nova modalidade de pagamentos eletrônicos tem feito com que as pessoas caiam em golpes, muitas vezes com valores pequenos, que sequer são informados às autoridades, porém, existe formas de antecipar os golpes e não cair. A maioria dos golpes PIX começa com contato peloWhats, é sem dúvidas uma ótima forma de comunicação, porém, facilmente manipulável. A premissa da artimanha é: os criminosos procuram argumentos convenientes, muitas vezes oportunos para a época, como a pandemia, por exemplo, para convencer a vítima a conceder acesso ao seu perfil no WhatsApp. Depois de posse de seu WhatsApp, ele vai mandar mensagem para seus contatos pedindo quantias, se passando por você. Isso é a chamada clonagem de WhatsApp.

 

Engenharia social: quando te pedem para “confirmar” seus dados : Alguém liga para você pedindo informações como sua senha, o número do seu cartão, o código de segurança dele ou outras informações para conseguir usar sua conta e/ou cartão depois. Nessa situação, a pessoa que aplica o golpe se passa por funcionária de um “suporte técnico” do local da compra e diz que quer confirmar seus dados de pagamento. A engenharia social também pode acontecer pelas redes sociais. Por exemplo, você recebe uma mensagem no inbox do Facebook de uma página oferecendo um cartão de crédito em nome de uma marca. Desconfie! Empresas legítimas não pedem que você forneça seus dados, principalmente a senha do seu cartão. No máximo é a instituição que deve dizer quais são as suas informações e cabe a você apenas confirmar, mas ainda assim é preciso sempre ter atenção.

Boletos falsos: fique atento aos dados do beneficiário e pagador : Já falamos do boleto aqui, mas não custa reforçar. Você presta atenção no remetente do boleto que você está pagando? Pois é, tem gente querendo dar golpe enviando um boleto falso. Você acha que está pagando por um produto, quando na verdade não há nenhuma compra: o fraudador emite um boleto e envia para você pagar, às vezes se passando por uma empresa em que você confia. A boa notícia é que é muito fácil fugir de fraudes com boletos falsos. Basta verificar sempre os dados do beneficiário e do pagador, pois eles precisam estar corretos para assegurar que o boleto é verdadeiro.

 

Lojas que não aceitam cartão de crédito: atenção redobrada: Geralmente, as compras na internet podem ser pagas com um cartão de crédito, uma transferência bancária ou um boleto. A maioria das vendas online é feita através do cartão de crédito, então, se um site não oferece essa opção de pagamento, desconfie da existência desse negócio. Muitas fraudes na internet acontecem justamente por meio de transferências bancárias ou pagamentos por boletos, pois isso é preciso desconfiar quando a opção de pagamento por meio do cartão de crédito não está disponível. E mais: sempre dê preferência para sites que aceitam cartão, pois é a forma mais segura de fazer uma compra online e se proteger dos golpes.

Falsa Central de Atendimento: Neste caso, os criminosos entram em contato por telefone se passando por uma central antifraude, solicitando informações pessoais como senha, número do cartão, código de segurança e data de validade. Essas informações são altamente sigilosas pois, com tais dados em mãos, os fraudadores conseguem acessar sua conta bancária e fazer movimentações para retirar todo o dinheiro dela. Por isso, reforçamos: empresas legítimas não entram em contato para confirmar dados de cartão de crédito. Jamais informe sua senha e seu código de segurança por telefone, e-mail ou mensagem.

Golpe do WhatsApp: Os golpes pelo aplicativo de mensagens têm feito cada vez mais vítimas ao redor do mundo, então é importante estar sempre atento para não cair em nenhuma cilada. Os golpistas entram em contato com você se passando por um site de compras para roubar seus dados e invadir sua conta no WhatsApp. Com isso, eles se passam por você para enviar mensagens aos seus contatos pedindo dinheiro emprestado. Para evitar que isso aconteça, ative a verificação em duas etapas do seu aplicativo. Vá em Configurações > Conta > Verificação em duas etapas. Assim, uma senha é cadastrada e solicitada periodicamente.

Como é possível identificar um possível golpe virtual? Através de ofertas com valores bem abaixo do mercado, geralmente mais de 30% abaixo do valor normal de mercado. Outra dica é ficar atento aos sites que não tem ou que tem uma política e termos de uso bastante restrita, além de o site possuir apenas atendimento online (via web) e não por telefone. Cuidado com as supostas avaliações de “ótima compra” em sites de comparação de preços, pois podem ser “qualificações” feitas por outros autores de golpes, auxiliando o criminoso Confira sempre o endereço do site: os golpes virtuais utlizam-se de uma prática simples, copiam os sites e os remetem a esse endereço falso para captar suas informações financeiras. Portanto, confira sempre o endereço eletrônico (URL) que chega no link de um e-mail ou desconfie de promoções vantajosas são elementos chave para evitar as armadilhas, segundo afirma Walter Hannemann, Chief Information Officer (CIO) da CiaShop, empresa desenvolvedora de soluções para comércio eletrônico.

Cuidado com as mensagens de bancos: e-mails enviados em nome de instituições bancárias ou financeiras devem sempre colocar o internauta em alerta, de acordo com o especialista. Isso porque não é prática comum dos bancos enviar informações, promoções ou sorteios por e-mail.  “Bancos não costumam enviar informações via e-mail, com exceção de extratos que tenham sido solicitados pelos correntistas. Se receber qualquer outro e-mail de instituição financeira, seja sorteio, recadastramento ou qualquer outra informação, não clique em link nenhum”, diz.

Preste atenção em e-mails com links ou arquivos executáveis: e-mails com arquivos executáveis de fontes não confiáveis pode escondem programas nocivos, como Cavalos de Tróia e spywares, que monitoram seu computador e roubam senhas. Nesse processo, a segurança dos dados pessoais do usuário pode ser comprometida. “Cuidado com arquivos clicáveis e preste atenção nos avisos que seu browser envia. Se o browser emitir algum aviso de que o arquivo é perigoso, confie”, alerta.

Quanto a esmola é grande, o santo desconfia: mensagens de descontos ou cupons eletrônicos de lojas virtuais também exigem atenção do internauta. Mais uma vez, a URL deve ser checada e o usuário não deve fornecer nenhuma informação pessoal – como número de cartão de crédito, por exemplo – para ter acesso aos descontos. “Cupons de descontos podem até existir, mas não devem pedir o número do cartão de crédito antes do fechamento da compra, independentemente da promoção. Se a página pedir o número do cartão ou qualquer outra informação pessoal, desconfie”.

Mantenha o antivírus atualizado: nunca é demais lembrar que ter um programa antivírus e fazer todas as atualizações recomendas pelos fabricantes de software ajudam no combate às pragas virtuais. “Essa, porém, não deve ser a única maneira de proteção, já que muitos antivírus não reconhecem trojans (Cavalos de Tróia) brasileiros. Assim, a melhor forma de se proteger contra phishing scams é mesmo o bom senso e seguir essas regras básicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Comentário