13 de julho de 2021 Em Artigos, Vídeos

Golpe do WhatsApp

Olá, tudo bem com você?

 

Primeiro, com o golpe do WhatsApp o maior perigo está no vazamento de informações pessoais ou em riscos de invasão de plataformas protegidas por senha. A melhor forma de evitar transtornos é utilizar a autenticação de dois fatores nos mecanismos de login quando disponíveis. Evitar compartilhar senhas pelo aplicativo. E, sempre que alguém solicitar dinheiro pelo aplicativo para você, é prudente ligar para pessoa ou pedir que ela mande um áudio e confirmar se aquele pedido é, de fato, legítimo.

 

Agora se você foi vítima deve seguir os seguintes passos:

  1. a) realizar o boletim de ocorrência em uma delegacia ou online, isso vale para você que passou o dinheiro e para a pessoa que teve a conta invadida;
  2. b) de forma urgente ligue no banco para qual o dinheiro foi enviado e passe todas as informações de que foi vítima de um golpe pela pessoa titular daquela conta, peça uma análise apura e bloqueio de valores que ali estiver;
  3. c) pegue todos os protocolos de atendimento;
  4. d) ligue no seu banco e peça para falar no setor de fraude, solicite uma carta endereçada ao banco de destino pedido a solicitação do estorno do dinheiro transferido;
  5. e) abra uma reclamação no PROCON DO SEU ESTADO, RECLAMEAQUI E PROTESTE;
  6. f) Se não obtiver retorno do Banco ou em caso de retorno negativo, faça uma reclamação no banco Central.

 

Seguem os links para reclamações:

 

Banco Central: https://www3.bcb.gov.br/acompanhamento/#/login/consultar

Procon: https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login

ReclameAqui: https://auth.reclameaqui.com.br/auth/realms/reclameaqui/protocol/openid-connect/auth?client_id=sitepublico&redirect_uri=https%3A%2F%2Fwww.reclameaqui.com.br%2F&state=31cf8961-6fb0-4ffc-8e9e-fe38d3fa8265&response_mode=fragment&response_type=code&scope=openid&nonce=fd8802ce-8a03-4fca-a877-4d9ffc776b3e

Proteste: https://www.proteste.org.br/reclame

 

Atenção: Tudo isso deve ser feito com a maior brevidade possível e serve também para gerar protocolos, pois muitas vezes o ressarcimento só é possível com ação judicial. Se precisar de ajuda, estamos à disposição (11) 9.8472.7199

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